terça-feira, 23 de março de 2010

O que é alma?


O próprio homem é alma
Gên. 2:7 “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.”
1 Cor. 15:45 “Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’”
Deu. 24:7 “Caso se encontre um homem raptando uma alma dos seus irmãos dos filhos de Israel, e ele o tiver tratado com tirania e o vendeu, então tal raptor tem de morrer.”
1 Ped. 3:20 “Os quais outrora tinham sido desobedientes, quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.”
A alma humana morre; não é imortal
Núm. 23:10 “Morra minha alma a morte dos retos.”
Mar. 14:34 “Ele lhes disse: ‘Minha alma está profundamente contristada, até à morte.”
Eze. 18:4 “Eis que todas as almas — a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho — a mim me pertencem. A alma que pecar — ela é que morrerá.”
Atos 3:23 “Deveras, toda alma que não escutar esse Profeta será completamente destruída dentre o povo.”
Luc. 6:9 “Jesus disse-lhes então: ‘Eu vos pergunto: É lícito, no sábado, fazer o bem ou causar dano, salvar ou destruir uma alma?’”
Animais inferiores também chamados de almas
Núm. 31:28 “Dos homens de guerra, que saíram na expedição, tens de tirar como imposto para Jeová uma alma dentre quinhentas, do gênero humano e da manada, e dos jumentos, e do rebanho.”
Gên. 1:21, 24 “Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies . . . E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra segundo a sua espécie.’”
Estas almas também morrem
Rev. 16:3 “O segundo derramou a sua tigela no mar. E este se tornou em sangue como de um morto, e morreu toda alma vivente, sim, as coisas no mar.”
Lev. 24:18 “Quem golpear fatalmente a alma dum animal doméstico deve dar compensação por ela, alma por alma.”
Alma não o mesmo que espírito
Heb. 4:12 “A palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito.”
12:9, 10 “Qual entre todos estes não sabe muito bem que a própria mão de Jeová fez isso, tendo ele na mão a alma do todo o vivente e o espírito de toda a carne de homem?”
1 Tes. 5:23 “Que em todo respeito sejam preservados sãos o espírito, e a alma, e o corpo de vós irmãos, dum modo inculpe, na presença de nosso Senhor Jesus Cristo.”
O espírito que retorna a Deus é a força ativa de vida sustentada pela respiração
Ecl. 12:1 “Então o pó retorna a terra, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.”
Rev. 11:11 “Depois dos três dias e meio entrou neles espírito de vida da parte de Deus, e puseram-se de pé.”
27:3, 4 “Enquanto estiver ainda em mim todo o meu fôlego e o espírito de Deus estiver em minhas narinas, meus lábios não falarão injustiça.”
Sal. 104:29 “Se escondes a tua face, ficam perturbados. Se lhes tiras o espírito, expiram e retornam ao seu pó.”
Alma precisa do fôlego para continuar viva
7:15 “De modo que a minha alma escolhe a sufocação, a morte em vez de meus ossos.”
Jos. 11:11 “Foram golpear toda alma que havia nela com o fio da espada, devotando-as à destruição. Não sobrou absolutamente nada que respirasse.”
Veja também Gên. 7:22.
Almas têm sangue
Gên. 9:5 “Exigirei de volta vosso sangue das vossas almas.”
Jer. 2:34 “Nas tuas salas foram achadas as manchas de sangue das almas dos pobres inocentes.”
Eze. 22:27 “Os príncipes dela no seu meio são como lobos dilacerando a presa em derramamento de sangue, destruindo almas para obter lucro injusto.”
Almas podem ser mortas com a espada
Jos. 10:32 “Jeová entregou Laquis na mão de Israel, de modo que a capturaram no segundo dia, e passaram a golpear tanto a ela como a toda alma nela com o fio da espada.”
Jos. 11:11 “Foram golpear toda alma que havia nela com o fio da espada, devotando-as à destruição.”
“Alma” pode referir-se à própria pessoa como alma
Gên. 23:8 “Se as vossas almas concordarem em enterrar a minha morta fora da minha vista, escutai-me e instai por mim com Efrom, filho de Zoar.”
Lev. 26:43 “Suas almas tinham abominado os meus estatutos.”
Sal. 119:28 “Minha alma, de pesar, tem passado em claro.”
1 Sam. 18:1 “Sucedeu que, assim que acabou de falar a Saul a própria alma de Jonatã se ligou à alma de Davi, e Jonatã começou a amá-lo como a sua própria alma.”
Isa. 61:10 “Sem falta, exultarei em Jeová. Minha alma jubilará em meu

Um comentário:

  1. Convidamos encarecidamente, o autor(a) da presente e excelente página de assuntos cristãos, que venha urgentemente ver as revelações as quais estamos disponibilizando para o mundo na internet. Nosso endereço: http://joaorevela.blogspot.com/
    EM NOSSA REVELAÇÃO O ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO, DEMONSTRA A SEQUÊNCIA PROFÉTICA DE EZEQUIEL 38 E 39. TRATA-SE DE UMA SEQUÊNCIA DE FATOS EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA A GRANDE BATALHA CONTRA ISRAEL POR PARTE DA RUSSIA E SEUS ALIADOS, E POSTERIORMENTE O DILÚVIO DE FOGO SOBRE A HUMANIDADE OU SIMPLESMENTE O TERCEIRO CONFLITO MUNDIAL. Esperamos com tal divulgação, quem sabe, possamos mudar o desígnio da divindade, do presente para o futuro. Atenciosamente, João Joaquim Martins.

    ResponderExcluir