domingo, 10 de janeiro de 2010

Como vencer a batalha contra a depressão

Depressão!! sentimento mais esmagador que alguém pode sentir. Maria foi vítima de depressão intensa - "era como uma grande nuvem negra que se erguia aos poucos", explica. O que levou Maria ao desespero foi a dissolução de sua família. "Quando minha madrasta saiu de casa sem dizer uma palavra sequer, senti-me traída e só. Eu tinha 12 anos e, de repente, o meu mundo parecia ter virado de cabeça para baixo".
Assim como a personagem ficticia, milhões de pessoas tem depressão; a depressão tem causas fisiológicas, tais como doenças, deficiência nutricionais e problemas hormonais. Pode ser também causadas por substância tóxicas, poluentes, medicamentos e alergênicos. Contudo, a Bíblia revela que "os pensamentos inquietantes" da pessoa também pode ser a causa. Salmos 94: 19.
A maior parte das pessoas que ficam deprimidas, como Maria, tem-se deparado com várias experiência dolorosamente desagradável. Muitas se sente como como o salmista;"Minha alma já teve bastante calamidades...Rodearam-me todos a uma só vez. Afastaste para longe de mim o amigo e companheiro" - Salmos 88:3, 17 e 18. Portanto, assim como o salmista, elas se sentem comprimidas por problemas ou perdas e encaram sua vida, de modo geral, como sem esperança. Talvez se sintam como se estivessem completamente sózinhas num lugar escuro e como se até mesmo Deus as tivesse rejeitado.
Considere então, como a fiel Ana ficou amargurada de alma e chorou muito - 1 Samuel 1: 7,10. Neemias também chorou e pranteou por muitos dias e tinha "tristeza no coração" - Neemias 1:4; 2: 2. Jó lastimava sua vida e achava que Deus o tinha abandonado - Jó 10: 1; 29: 2,4,5. O rei Davi disse que seu espírito se debilitara dentro dele e que o seu coração se tornara entorpecido - Salmo 143: 4. E o apostolo São Paulo então!, falou ter "temores por dentro" e de estar emocionalmente abatido ou derrubado - 2 Coríntios 4: 9; 7: 5,6.
Embora todos nós sejamos filhos de Deus, contudo, Deus não nos abandona, pois a situação depressiva da humanidade não se deve a deficiência espirituais. Deus consolou Davi nos dias de aflição e ajudou-o com o tempo a sentir alegria - Salmos 86: 1, 4, 7. Mas para sair de vez desta situação é necessário dar um passo importante, QUAL?
DESABAFE SEUS SENTIMENTOS
Provérbio 12: 25 reza: "A ansiedade no coração do homem é o que fará curvar-se, mas a boa palavra é o que alegra". Se confidenciar a uma pessoa compreensiva, que tenha condições de ajudar, você provavelmente perceberá que outros tem tido sentimentos e problemas semelhantes. Ademais, expressar sentimentos em palavras é um processo curativo, pois permite que o coração de vazão à experiência angustiante em vez de guarda-la. Embora o passado tenha deixado cicatrizes, isso não deve alterar o valor da pessoa, você deve lutar para ter um conceito equilibrado sobre o seu real valor como pessoa. Dessa forma, contribuirá para aumentar o seu respeito próprio e a depressão intensa desaparecerá de vez, conforme diz Provérbio 11: 25. Nunca deixe de orar, mesmo quando suas orações parecem ser em vão, encare isso como teste para sua fé. Lembre-se "Deus é Fiel", assegura-nos o apóstolo Paulo. "Não permitirá que sejais tentados acima da vossas forças, mas, com a tentação, vos dará também meios de livrar-vos e a força para que possais suporta-la." - 1 Coríntios 10: 13. Portanto, alegre-se! O reino de Deus pelo qual solicitamos na Oração modelo "Pai nosso", é uma realidade e com certeza em breve ficaremos livres de todos os nosso padecimento originado pelo pecado adâmico e seremos felizes para sempre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário