Pessoas irascíveis e cínicas tem cinco vezes mais probabilidades de morrer antes de completar 50 anos do que as que são calmas e confiantes, constata certo psquiatra.
A ira pode aumentar a pressão sanguínea, provocar problemas respiratório e acarretar outros efeitos nocivos. A raiva pode perturbar os processos de raciocínio, provocando um período de extrema depressão mental. Igualmente adversos são os efeitos da ira sobre a saúde espiritual. Não é de admirar que a Bíblia diga: "o coração calmo é vida para o organismo carnal".
Na Bíblia, a palavra "espírito" muitas vezes se refere-se à atitude dominante que motiva a pessoa a empenhar-se por determinado proceder. "O estúpido deixa sair todo seu espírito, pois não exercer nenhum controle sobre ele. Deixa sua ira explodir sem se importar com as consequências, primeiro começa a assumir um semblante irado e em seguida começa a dar vazão por meio de linguagem furiosa e ações tolas.
Contudo, a pessoa sábia mantém seu espírito calmo até o último instante. Mesmo que tenha motivo para ficar irado, ela reconhece que agir de maneira irracional pode causar sérios danos. Por fim visando o melhor interesse de todos os envolvidos, quem é sábio consegue aplacar a ira e raciocinar claramente em harmonia com as Escrituras e com a vontade de Deus; desta maneira ela está colocando em prática o conselho que o apóstolo Paulo diz - "Ficai furiosos, mas não pequeis; não se ponha ao sol enquanto estais encolerizados, nem deis margem ao Diabo". Caso fique justificadamente irado, não permaneça encolerizado, deixando que o sol se ponha enquanto você ainda está nesse estado. POR QUE? Porque assim você daria margem para que Satanás, o Diabo, se aproveitasse de você, possivelmente induzindo a fazer alguma coisa má e cair na desaprovação de Deus.
Outro provérbio diz: "quem refreia as suas declarações é possuído de conhecimento e o homem de discernimento é de espírito frio". O homem de discernimento empenha-se para manter frio e equilibrado o pensamento. Com esta atitude de pensamento, você poderá dominar circunstância que induziriam a pessoa tola ao pecado. Mas devido à imperfeição humana em que nela domina o espírito de orgulho, cuja função é não demonstrar consideração para com os outros, faz com que a pessoa seja dada ira causando até mesmo contenda entre amigos, sendo assim, NÃO SEJA ORGULHOSO(A).
Se o orgulho, a hipocrisia ou qualquer outra característica ímpia está oculta, tal camuflagem não engana a Deus. Nem mesmo espalhafatosas afirmações ou demonstrações de auto-justiça podem ocultar de Deus o que está no coração
Nenhum comentário:
Postar um comentário